O dia dos pais promete movimentar o comércio catarinense, com a maior intenção de compra já registrada. De acordo com levantamento da Fecomércio-SC, a média de gastos dos consumidores será de R$ 231, um aumento de 13,4% em relação ao ano passado. Este é o maior valor desde 2018, mesmo levando em conta a inflação.
O cenário positivo em Santa Catarina reflete a pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas. O estudo aponta que o Dia dos Pais deve movimentar R$ 25,56 bilhões no comércio brasileiro, com 68% dos consumidores planejando comprar presentes, o que corresponde a aproximadamente 110,9 milhões de pessoas.
Entre os entrevistados em SC, 32% pretendem gastar mais que em 2023, e 48,7% relatam estar em melhor situação financeira do que no mesmo período do ano passado. Apenas 12% disseram que sua condição financeira piorou, o menor percentual desde o início do estudo em 2018.
Incentivo ao comércio local
A maioria dos consumidores deve deixar as compras para a semana do Dia dos Pais, entre 5 e 11 de agosto, sendo que a maioria optará pelo sábado (10). Para acomodar as compras de última hora, as lojas de Timbó atenderão até às 16h no Sábado+ Especial de Dia dos Pais, no próximo dia 10 de agosto.
A pesquisa da Fecomércio-SC também revela que mais de 80% dos consumidores planejam pesquisar preços antes de efetuar as compras, divididos entre visitas físicas às lojas (50%) e buscas online (31,3%). A maior parte das compras será realizada em lojas de rua e shopping centers, reforçando a importância do comércio local nesta data comemorativa.