Com os prefeitos eleitos ainda no primeiro turno nas três maiores cidades do estado, o cenário político foi definido de forma antecipada no pleito deste domingo (6). A última vez que isso aconteceu foi no ano 2000.
Na capital Florianópolis, segunda cidade mais populosa do estado, o atual prefeito Topázio Neto (PSD) garantiu sua reeleição com 58,49% dos votos. Joinville, o maior município catarinense, reelegeu Adriano Silva (Novo) com expressivos 78,69%. Já em Blumenau, terceiro maior colégio eleitoral do estado, o Delegado Egidio (PL) foi eleito com 51,40%.
O Partido Liberal (PL) saiu vitorioso em 90 dos 295 municípios de Santa Catarina, sendo o que mais elegeu prefeitos, representando 30,5% do total. Apesar de o PSD ter ficado em quarto lugar no número de prefeituras conquistadas, o partido garantiu o comando de importantes cidades, como Florianópolis e São José.
Outro destaque das eleições no estado foi a eleição de pai e filha como prefeitos em cidades vizinhas no Litoral Norte. Leonel Pavan e sua filha, Juliana Pavan, ambos do PSD, foram eleitos em Camboriú e Balneário Camboriú, respectivamente.
Em Balneário Camboriú, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, Jair Renan, conhecido como ’04’, foi eleito vereador com 3.033 votos, iniciando sua carreira política. Com a vitória de Jair Renan, todos os filhos homens de Bolsonaro ocupam cargos eletivos.