NOTÍCIAS


Polícia Militar Ambiental e Polícia Federal combatem caça ilegal no Parque Nacional da Serra do Itajaí

Na madrugada desta terça-feira (5), uma ação conjunta entre a Polícia Militar Ambiental de SC e da Polícia Federal resultou na deflagração da Operação Pelznickel, focada no combate à caça ilegal no Parque Nacional da Serra do Itajaí (PARNA ITAJAÍ). A reserva vem sendo alvo de uma rede criminosa especializada na caça de animais silvestres e abrange nove municípios catarinenses: Apiúna, Ascurra, Blumenau, Botuverá, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Presidente Nereu e Vidal Ramos.

A operação cumpre 18 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal em Joinville, em residências nas cidades de Blumenau, Guabiruba, Indaial e Rio dos Cedros. Ao todo, 59 policiais militares ambientais e 55 policiais federais, apoiados por 34 viaturas, estão envolvidos na ação.

As investigações, que começaram em novembro de 2023, identificaram um grupo organizado que caçava no parque em diversos horários e com métodos sofisticados, utilizando armadilhas, cães de caça e equipamentos de GPS. Entre as espécies abatidas estão veados, quatis, pacas, tatus e várias aves. Além disso, membros da rede atuavam como “olheiros”, avisando os caçadores sobre a aproximação das autoridades.

O nome “Pelznickel” foi inspirado na figura folclórica da região de Guabiruba, conhecida por sua aparência assustadora e por simbolizar um alerta para comportamentos indesejados, assim como os caçadores vêm ameaçando o equilíbrio ambiental local.

Os envolvidos responderão por crimes contra o meio ambiente, porte e posse ilegal de armas de fogo e participação em organização criminosa voltada à caça ilegal.

    




05/11/2024 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO