O Porto Itapoá, localizado na Baía Babitonga, no litoral norte catarinense, deu início à quarta fase de sua expansão, com previsão de investimentos de R$ 500 milhões ao longo dos próximos 12 meses. A iniciativa faz parte do plano de longo prazo para transformar o terminal no maior e mais eficiente da América do Sul até 2033.
Atualmente, o Porto Itapoá é um dos quatro maiores do Brasil, com um pátio de 455 mil metros quadrados e capacidade para movimentar até 1,8 milhão de TEUs (unidades equivalentes a contêineres de 20 pés) por ano. A expansão inclui a aquisição de mais um portêiner, equipamento crucial para movimentar contêineres em navios de grande porte, somando-se aos sete já em operação.
Outro destaque do projeto é a ampliação do cais, que terá mais 400 metros de comprimento, totalizando 1.200 metros. Isso permitirá que o porto receba até três navios de grande porte simultaneamente, otimizando sua capacidade de operação.
O Porto Itapoá também continuará a modernizar suas operações com a aquisição de 12 novos guindastes RTGs, que serão controlados remotamente, aumentando para 22 o número de equipamentos dessa categoria. Além disso, serão adicionados nove terminal tractors (TTs) à frota atual de 49, dos quais 20 são elétricos, consolidando a maior frota de caminhões elétricos do Brasil.