O prefeito de Indaial, André Moser, expressou a sua indignação em relação às imagens que têm circulado nas redes sociais, as quais mostram uma jovem realizando atos de pichação na Ponte dos Arcos.
As autoridades estão empenhadas em tomar todas as medidas necessárias para responsabilizar a jovem já identificada por esse ato de vandalismo contra o patrimônio público.
Confira o vídeo:
Pichação no Brasil
É importante ressaltar que, no Brasil, a pichação é considerada crime ambiental, de acordo com o artigo 65 da Lei 9.605/98. Esse artigo estabelece penas que variam de detenção por 03 meses a 01 ano, além de multa, para aqueles que picharem ou de qualquer forma desfigurarem edificações ou monumentos urbanos.
O artigo 65 também salienta que, se o ato de vandalismo for contra monumento ou em objeto tombado devido ao seu valor artístico, arqueológico ou histórico, a pena será mais severa, variando de 06 meses a 01 ano de detenção, além da imposição de multa.
A preservação do patrimônio histórico e cultural é uma preocupação constante das autoridades e da sociedade, e o prefeito André Moser deixou claro que esses atos não serão tolerados.