MENU

Nas eleições municipais de 2024, o Brasil viu uma diversidade de idades entre os prefeitos eleitos. O mais velho foi o Coronel Elói (PSD), de 88 anos, reeleito na cidade de Barro Duro, no Piauí. Ele venceu a disputa com uma margem estreita, conquistando 50,01% dos votos, apenas 32 a mais que sua adversária Cleia Abreu (MDB). Coronel Elói também é advogado e reformado da Polícia Militar.
Por outro lado, o prefeito mais jovem do país será Juninho de Marinalva (MDB), de apenas 21 anos, que venceu a eleição em Curral Novo do Piauí (PI) com impressionantes 99,1% dos votos. Juninho é estudante e atingiu a idade mínima permitida para assumir o cargo. Além dele, outros dois prefeitos de 21 anos foram eleitos: Pedro Allan (PSB), em Pacujá (CE), e Eduardo do Alex (PSD), em Heliodora (MG), ambos com poucos meses de diferença de Juninho.
De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a maior parte dos prefeitos eleitos em 2024 está entre 46 e 65 anos, faixa etária que abrange 2.867 dos novos gestores. Apenas 33 prefeitos eleitos têm até 25 anos, enquanto 483 têm mais de 65 anos. Cerca de 15 mil candidatos a prefeito concorreram nas eleições deste ano.