Na manhã desta segunda-feira (20), Rio do Sul continua lidando com as consequências da enchente que atingiu a cidade no fim de semana. Segundo a Defesa Civil, o estado registra 117 desalojados e 654 desabrigados, sendo 483 só em Rio do Sul.
O nível do rio Itajaí-Açu às 10h da manhã era de 7,91 metros, ainda dentro da faixa de inundação na cidade. No domingo (19), o rio atingiu seu pico, com 8,70 metros.
As equipes da Defesa Civil e da Prefeitura Municipal seguem trabalhando intensamente para atender às vítimas da enchente. A cidade de Rio do Sul decretou situação de emergência no domingo (19), para facilitar a mobilização de recursos e a resposta às necessidades imediatas da população afetada.
De acordo com o poder executivo municipal, a previsão do tempo indica uma diminuição no volume de chuva até a próxima sexta-feira (24), o que pode ajudar na recuperação das áreas atingidas.
Alguns serviços em Rio do Sul estão funcionando de maneira alterada devido à enchente. Entretanto, a Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) e a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) mantêm seus atendimentos regulares.
As aulas do ensino fundamental em toda a rede municipal foram suspensas.
A segurança pública está sendo reforçada com a intensificação de rondas pela polícia civil, polícia militar e guarda municipal nos abrigos e nas áreas alagadas, visando garantir a segurança das pessoas em situação de vulnerabilidade.
Imagens: Rafael Dell Antônia/Reprodução Internet