A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) de Santa Catarina emitiu uma Nota Técnica com recomendações de biossegurança para as granjas do estado após a identificação de um foco da Doença de Newcastle em uma granja comercial em Anta Gorda, no Rio Grande do Sul.
A Doença de Newcastle é uma infecção viral altamente contagiosa que pode afetar várias espécies de aves, além de répteis, mamíferos e até seres humanos. A doença é de notificação obrigatória à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
Os últimos casos confirmados no Brasil ocorreram em 2006, em aves de subsistência nos estados do Amazonas, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.
Conforme a Nota Técnica, qualquer suspeita da doença deve ser notificada imediatamente à Cidasc. Os sinais a serem observados incluem problemas respiratórios, sintomas neurológicos ou uma mortalidade alta e súbita entre as aves.
A SAR enfatiza que o consumo de carne de aves e ovos de estabelecimentos inspecionados pelo Serviço Veterinário Oficial continua seguro para a população.
A Doença de Newcastle é uma infecção viral que afeta aves domésticas e selvagens, causando sintomas respiratórios, neurológicos, diarreia e inchaço na cabeça, levando à alta mortalidade em pouco tempo.
Apesar de ser fatal para aves, a doença não representa sérios riscos para a saúde humana. Se uma pessoa for infectada pelo vírus, poderá desenvolver doenças leves, como conjuntivite. No entanto, os seres humanos podem atuar como vetores, transmitindo o vírus de uma ave contaminada para uma ave saudável.