Entre os dias 26 e 30 de agosto, os munícipes de Timbó testemunharam uma verdadeira força-tarefa entre Defesa Civil e Corpo de Bombeiros na cidade. Diariamente e durante praticamente todo o período da manhã e da tarde, viaturas e mais viaturas dos bombeiros rodavam pelo município com as sirenes indicando alguma emergência. O destino eram as escolas do município.
Cerca de 4.393 alunos participaram de uma importante ação da Defesa Civil: simulados de incêndio nas escolas de Timbó.
Organizado pela Defesa Civil em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, a ação teve como objetivo principal preparar os estudantes e profissionais da educação para situações de emergência e também serviu como um exercício de avaliação das estruturas escolares e da eficiência dos protocolos de evacuação.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Timbó, Fábio Melere, o simulado foi realizado de forma tranquila e eficiente, com todos os participantes conseguindo evacuar as edificações dentro de um tempo considerado adequado. “Todos os colégios que participaram conseguiram fazer a evacuação total da edificação num tempo bem razoável. Claro, sempre há alguns pontos de melhoria, mas já estamos conversando sobre eles,” afirmou Melere.
O simulado marcou o início de um ciclo de treinamentos que serão realizados regularmente nas escolas do município. Segundo Melere, a Defesa Civil pretende acionar, pelo menos duas vezes por ano, simulados surpresa em todas as escolas de Timbó. “A ideia é que este, como foi o primeiro, seja um pontapé inicial para um ciclo de simulados, tanto orgânicos dos colégios, quanto acionados pela Defesa Civil,” explicou.
Além de avaliar o tempo de evacuação, o exercício também testou a resposta das guarnições do Corpo de Bombeiros e a estrutura física das escolas. Melere destacou a importância dessa avaliação para identificar melhorias que precisam ser feitas para garantir a segurança das instituições de ensino. “Testamos a estrutura do colégio, as melhores formas de acesso e o tempo de resposta das guarnições. Isso é fundamental para que as viaturas consigam chegar rapidamente aos locais necessários,” disse.
A parceria entre a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de Timbó foi essencial para o sucesso do simulado. Melere fez questão de agradecer o apoio das guarnições e do comando do Corpo de Bombeiros, representado pelo Tenente Ventura, que disponibilizou todas as equipes necessárias para a realização do exercício ao longo de toda a semana.
A iniciativa reflete o compromisso da Defesa Civil em garantir a segurança nas escolas do município, e faz parte de um esforço contínuo para fortalecer os protocolos de evacuação em situações de emergência. “Ficamos bastante felizes em poder iniciar esse ciclo de simulados de evacuação predial, que serão uma ação constante em Timbó,” concluiu Melere.
Imagens: Defesa Civil de Timbó