NOTÍCIAS


Timbó contrasta com pesquisa nacional e revela população insatisfeita com o horário de verão

Uma pesquisa realizada pelo portal Reclame Aqui, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), mostrou que 54,9% dos brasileiros são favoráveis ao retorno do horário de verão em 2024. Entre os entrevistados, 41,8% declararam ser totalmente a favor, e 13,1% se disseram parcialmente favoráveis. O apoio é mais forte nas regiões Sul (60,6%), Sudeste (56,1%) e Centro-Oeste (40,9%), onde o horário de verão era tradicionalmente adotado.

O levantamento também apontou que 35,2% se sentem mais seguros ao sair para o trabalho durante o horário de verão.

No entanto, Timbó parece seguir um caminho contrário ao da pesquisa nacional. Uma enquete realizada pelo jornalismo da Rádio Cultura FM revelou que 71,2% dos participantes são contra a volta do horário de verão. Desses, 46,2% afirmaram que não concordam com a medida, destacando a necessidade de investir em outras fontes de energia, enquanto 25% simplesmente declararam que não gostam do horário. Apenas 23,1% são a favor, sendo que 21,2% concordam plenamente com a mudança e 1,9% apoiam a medida por conta da crise hídrica. Outros 5,8% se mostraram indiferentes.

Na última semana, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o retorno do horário de verão é uma possibilidade real para melhorar o aproveitamento da luz natural e reduzir o consumo de energia. No entanto, ele alertou que a medida exige uma avaliação cuidadosa dos impactos econômicos e energéticos antes de ser implementada.




19/09/2024 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO