NOTÍCIAS


Timbó é destaque na primeira participação do Desafio Mundial da Natureza Urbana

Timbó fez sua estreia no Desafio Mundial da Natureza Urbana (DNU) com grande êxito. Esta foi também a segunda participação em uma maratona naturalista, após ingressar na Grande Biobusca do Hemisfério Sul de 2023 (GBS 2023). A cidade se empenhou em superar suas próprias marcas do ano anterior.

A fase de observações ocorreu entre os dias 26 e 29 de abril, seguida pela fase de identificação de 30 de abril a 5 de maio de 2024, encerrando oficialmente o Desafio Mundial da Natureza Urbana 2024.

Globalmente, os resultados foram impressionantes, com 2.436.844 observações, abrangendo 65.682 espécies, incluindo 3.940 espécies raras ou em perigo de extinção. Um total de 83.528 observadores e 17.588 identificadores contribuíram para essas descobertas.

Na região do Vale do Itajaí, Timbó se destacou com 1.755 observações realizadas por 31 participantes. Destas, 493 alcançaram o nível de pesquisa, abrangendo uma notável variedade de espécies, incluindo animais, insetos, aves, aracnídeos, moluscos, anfíbios, mamíferos, répteis, plantas, fungos e até mesmo um protozoário.

Apesar dos desafios climáticos, os eventos abertos ao público foram realizados no Jardim Botânico e também no Bosque do Parque Henry Paul e arredores do Parque Natural Municipal Freymund Germer (Morro Azul), ampliando as áreas de observação.

Os resultados impressionantes não passaram despercebidos. No âmbito nacional, o Vale do Itajaí garantiu a medalha de prata em participação cidadã e a de bronze em quantidade de espécies e observações. A nível regional, Timbó conquistou a medalha de ouro em observações e espécies, além do bronze em participação cidadã.

Destaques individuais também foram reconhecidos, com Patrícia Mees e Maike Letícia Link Bianchini recebendo medalhas por suas contribuições.

Imagem: participantes Maike Letícia Bianchini e Patrícia Mees

 




13/05/2024 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO