O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou neste domingo (6) que recebeu 5.795 denúncias de irregularidades por meio do aplicativo Pardal, durante o primeiro turno das eleições municipais. As infrações mais comuns foram boca de urna, com 3.401 casos, seguidas de fixação irregular de faixas e cartazes (230) e distribuição de panfletos (207).
Além das denúncias, o TSE informou que 2.651 urnas eletrônicas precisaram ser substituídas devido a falhas técnicas, o que representa 0,5% do total de equipamentos utilizados em todo o país. Em uma seção eleitoral, a votação precisou ser feita de forma manual.
Outro dado relevante foi o número de justificativas de ausência no pleito, que chegou a 2,4 milhões, todas registradas pelo aplicativo e-Título. A plataforma também foi bastante utilizada para consultas sobre locais de votação, somando 10,4 milhões de acessos.
No primeiro turno, mais de 155 milhões de eleitores estavam aptos a votar em 5.569 municípios, com as eleições sendo realizadas das 8h às 17h.