Seguindo as novas diretrizes do Ministério da Saúde, a vacina oral (VOP) contra a poliomielite, conhecida como gotinha, foi “aposentada” e substituída pela versão injetável, chamada de vacina inativada poliomielite (VIP). A VIP está disponível para aplicação em todas as Unidades de Saúde de Timbó.
É importante que os pais se atentem ao novo esquema vacinal. A partir de agora, a VIP deverá ser aplicada em três doses: aos 2, 4 e 6 meses de idade, além de um reforço aos 15 meses. As crianças que já estão seguindo o calendário de vacinação receberão a dose injetável aos 15 meses.
“Aquelas crianças que já completaram 15 meses e receberam a dose oral devem fazer o reforço com a versão injetável até os 4 anos 11 meses e 29 dias, para garantir a proteção completa”, destaca Michelle Tamara Zilse Stolfi, coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Timbó.
Se uma criança menor de cinco anos já tiver registrado em sua caderneta de vacinação três doses e dois reforços da VOP, o ciclo está completo. Porém, caso o esquema vacinal esteja incompleto, será necessário um reforço adicional com a vacina injetável.
As gotinhas foram aplicadas desde 1977, ou seja, por 47 anos. Há 34 anos, o país não registra um caso da doença.
Imagem: Fernando Frazão / Agência Brasil