NOTÍCIAS


Ventos de 75 km/h causam estragos em Santa Catarina

Na noite de quinta-feira (10) até a madrugada de sexta-feira (11), um venndaval atingiu o estado de Santa Catarina, causando estragos generalizados e resultando na falta de energia elétrica em diversas residências. A Defesa Civil relatou que as rajadas de vento chegaram a atingir velocidades impressionantes de até 75 km/h.

Os efeitos dessa tempestade foram sentidos em várias regiões do estado. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar, ocorreram quedas de vegetação em várias rodovias, incluindo a SC-305, no interior de Guaraciaba; na Rodovia Captulino Xavier de Oliveira, no interior de Campo Erê; na SC-480, em São Lourenço do Oeste; na SC-386, em Mondaí; e na BR-282, em Maravilha.

Mais de 36.559 unidades ficaram sem eletricidade na região de São Miguel do Oeste, de acordo com dados fornecidos pela Celesc.

No Vale do Itajaí, cerca de 13 mil imóveis também foram afetados, sofrendo cortes de energia nas cidades de Blumenau, Guabiruba e Rodeio. As rajadas de vento, atingindo velocidades de até 54,9 km/h, contribuíram para esses problemas, de acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina. Para lidar com essa situação, aproximadamente 20 equipes foram mobilizadas para trabalhar na restauração do serviço.

Em Balneário Camboriú a fachada de um prédio desabou na manhã de sexta-feira (11), atingindo duas pedestres. Felizmente, ambas foram levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nações e estão em estado estável. A queda das placas metálicas foi atribuída à intensidade dos ventos. 

A mudança abrupta nas condições climáticas foi atribuída à chegada de uma nova frente fria na região. Como resultado, foram emitidos alertas de possíveis temporais localizados em áreas que se estendem desde o Extremo-Oeste até o Litoral Sul de Santa Catarina, de acordo com a Defesa Civil. Espera-se que os ventos sejam um pouco menos intensos em comparação ao dia anterior, soprando do nordeste ao sul, com rajadas variando entre 30 km/h e 40 km/h.




11/08/2023 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

NO AR:
VOZ DO BRASIL