Previsto para iniciar suas operações na próxima terça-feira, 05 de março, nas instalações do Centro Evangélico Luterano, o Centro de Atendimento para a Dengue (CAD) irá atender a população por aproximadamente 120 dias.
Inicialmente, o secretário de Saúde, Alfredo João Berri, havia anunciado a abertura para o dia 04, porém, devido à necessidade de implementação do Sistema SUS e à informatização do local, os técnicos solicitaram um dia adicional.
As pessoas que apresentarem sintomas típicos de dengue, como febre alta, dores pelo corpo, atrás dos olhos, mal-estar e fraqueza, mas sem comorbidades, devem procurar a Unidade de Saúde de Família (USF) do respectivo bairro para atendimento inicial.
Por outro lado, aqueles com condições clínicas especiais, em situação de risco social ou com comorbidades, devem se dirigir diretamente ao CAD para avaliação médica. Ou seja, lactantes (até 24 meses), gestantes, idosos com 65 anos ou mais, hipertensos ou portadores de doenças cardíacas graves, diabéticos, pacientes com DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), asma, obesidade, doenças hematológicas crônicas, úlceras pépticas, problemas hepáticos ou autoimunes.
Em relação à estrutura, o local contará com cerca de 30 leitos, entre camas hospitalares e poltronas, equipe médica e de enfermagem, veículo, bebedouros, computadores e outros materiais necessários para atendimento adequado.
Os dados atualizados até última segunda-feira, dia 26, indicam 163 casos notificados em Timbó, com 11 confirmados e 5 autóctones (contraídos localmente). A atualização dos casos será realizada semanalmente.
Serviço: