NOTÍCIAS


Imagens raras mostram pela primeira vez 'cachorros-vinagres' em reserva natural no Amapá

Fotografias inéditas de cachorros-vinagres, uma espécie pouco estudada e raramente vista em seu ambiente natural, foram capturadas no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, o maior parque nacional do Brasil, localizado no Amapá. O registro surpreendeu os pesquisadores do Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade do ICMBio, em colaboração com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP).

Essa é a primeira vez que o programa monitora a presença do cachorro-vinagre no parque, após relatos de moradores locais sobre avistamentos da espécie na região. Com uma extensão de 38.651 quilômetros quadrados, o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque supera em área o estado de Alagoas, evidenciando sua importância como reserva natural.

Os cachorros-vinagres, que vivem em grupos de 2 a 12 indivíduos, apresentam uma pelagem castanha-avermelhada e medem entre 57 e 75 cm de comprimento, sendo os menores canídeos do Brasil, com peso variando entre 5 e 8 kg. Embora sejam mais comumente encontrados em florestas, esses animais já foram avistados em diversos biomas brasileiros, incluindo Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal, com registros raros na Caatinga.

Classificada como vulnerável à extinção pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a espécie enfrenta ameaças significativas, como a perda de habitat devido à expansão agrícola e à caça ilegal. Essa descoberta destaca a importância da conservação desses animais e de seus habitats naturais para garantir sua sobrevivência futura.

Imagem divulgada Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque




15/04/2024 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

NO AR:
ALEGRIA DA CIDADE