NOTÍCIAS


"Serata Culturale" em Rodeio - uma noite para ser lembrada

Hoje, dia 16 de abril, a comunidade de Rodeio se reúne para a “Serata Culturale” (noite cultural), uma iniciativa que traz à tona a riqueza cultural local por meio de três documentários de curta-metragem. Os projetos produzidos contam com o respaldo da Lei Paulo Gustavo, com verba repassada pelo governo federal ao município de Rodeio, cujo 70% do valor é voltado para a produção de projetos audiovisuais.

A equipe por trás desses filmes, composta por Bárbara Cristofolini, Carlito Jesué Fiamoncini, Edgar Luiz Maccoppi e Gabriel Dalmolin, mergulhou profundamente no cotidiano de Rodeio para trazer ao público histórias cativantes e as nuances das tradições rodeenses. Os documentários programados para a noite incluem:

1. Giovane (10 minutos): Este filme oferece uma visão íntima da vida de Giovanni Paolo Berri, um jovem agricultor, destacando suas rotinas no cultivo de arroz, na criação de búfalos e peixes, e as motivações que o levaram a seguir a profissão de seus antepassados.

2. Bonican Patrimônio Cultural (8 minutos): Explorando as ervas utilizadas na fabricação do digestivo bonican, conhecido também como bonikamp e amaro, este documentário lança luz sobre as histórias e memórias intrínsecas a essa bebida. Também destaca as nuances entre a produção industrial e artesanal desse patrimônio cultural imaterial de Rodeio.

3. La Nostra Lengua (13 minutos): Uma tentativa de preservar a riqueza do dialeto italiano “trentino”, que se tornou língua cooficial junto ao português. Este documentário resgata memórias, piadas, provérbios e ditados que ecoam nas ruas de Rodeio. Também aborda os desafios de manter a língua viva nos dias de hoje.

Contribuíram para a realização desses documentários agentes culturais locais, incluindo Luciano Fusinato, Ilaine Melo, Cleide Beatriz Tambosi Pisetta, Alberto Leite e Aline Maria Girardi.

 

Não perca!

A exibição dos filmes está marcada para as 19h30 no Centro Cultural Ivanir Alberto Scoz, oferecendo a todos a oportunidade de mergulhar nas riquezas culturais de Rodeio. A entrada é gratuita, proporcionando um convite aberto à comunidade para celebrar e apreciar o patrimônio cultural local.




16/04/2024 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

NO AR:
VOZ DO BRASIL