NOTÍCIAS


SAMAE de Pomerode é alvo de investigação por superfaturamento e contratos irregulares

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da 4ª Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (DECCOR), deflagrou a Operação Hereditarium para investigar possíveis irregularidades e superfaturamento em contratos emergenciais de coleta de resíduos domiciliares no município de Pomerode.

A operação teve como alvo empresas de uma mesma família beneficiadas por contratos sem licitação.

As investigações revelaram que o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Pomerode realizou duas contratações emergenciais em 2021 e 2024. Em ambos os casos, as empresas contratadas sem licitação pertenciam a membros da mesma família: a proprietária da empresa contratada em 2021 é mãe da proprietária da empresa contratada em 2024.

Uma licitação realizada em 2022 fixou o preço do serviço em R$ 204,00 por tonelada de lixo recolhido. Contudo, em maio de 2024, o SAMAE contratou a coleta de lixo sem licitação a um preço de R$ 350,00 por tonelada, sugerindo um possível superfaturamento de aproximadamente 71%.

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca domiciliar nos municípios de Pomerode, Blumenau, Joinville e Timbó. A ação resultou na apreensão de dispositivos eletrônicos, documentos e U$5.500 (dólares). Além disso, um servidor municipal de Pomerode foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

A Operação Hereditarium contou com a colaboração da Coordenação Estadual de Combate à Corrupção (CECOR), do Laboratório de Lavagem de Dinheiro (LAB/DEIC), e das equipes da DECOR/DEIC, 1DECOR, 2DECOR, 3DECOR e da Delegacia de Polícia da Comarca de Pomerode.

O delegado responsável pelo caso destacou a importância da operação para combater a corrupção e garantir a transparência na administração pública. As investigações continuam e os envolvidos serão ouvidos para apurar os detalhes das irregularidades e responsabilizar os culpados.

 

Imagens divulgação PCSC




30/07/2024 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

NO AR:
AVANTE - O SOM DA VI