Santa Catarina registrou a criação de 12,1 mil empregos formais em julho, colocando o estado na terceira posição nacional em geração de vagas no mês.
A indústria foi um dos grandes destaques, responsável por 34% das novas oportunidades, somando 4.126 postos de trabalho. Entre os setores industriais, a construção civil, incentivada por juros mais baixos, liderou a criação de vagas, seguida pelas indústrias de máquinas, equipamentos e produtos químicos.
No acumulado de 2024, o estado já gerou 108 mil empregos, com a indústria contribuindo com 51 mil postos, o que representa 48% do total. O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, atribui o resultado a competitividade dos produtos catarinenses tanto no mercado interno quanto nas exportações.
Além da indústria, o setor de serviços foi o principal motor de crescimento no mercado de trabalho em julho, gerando 6,8 mil novas vagas, impulsionado pelas atividades de seleção e agenciamento de mão de obra. O comércio também apresentou um saldo positivo, com a criação de 1,2 mil vagas, com destaque para o comércio atacadista.
Imagem: divulgação FIESC