A Polícia Civil de Santa Catarina divulgou o resultado final da Operação Sapajus, que contou com a colaboração da Polícia Militar Ambiental e do IMA (Instituto do Meio Ambiente) na última quinta-feira (26), em Rio dos Cedros.
Durante a ação, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, resultando na prisão em flagrante de cinco pessoas por posse ilegal de arma de fogo e na apreensão de 25 armas, além de centenas de munições de diferentes calibres.
Segundo informações da Polícia Civil, quatro suspeitos pagaram fiança e não se encontram mais presos enquanto um foi conduzido ao presídio e aguarda audiência de custódia.
A investigação revelou a existência de um grupo que promovia turismo para caça ilegal na região de Alto Cedros. Além das armas e munições, a polícia encontrou carcaças de animais e diversos equipamentos de caça, como GPS, coleiras para cães, armadilhas, chumbos e apitos.
As autuações em flagrante foram realizadas devido à posse ilegal de armas, mas as investigações continuam para apurar possíveis crimes de associação criminosa e delitos ambientais.
A operação mobilizou cerca de 70 policiais das Delegacias de Rio dos Cedros, Timbó, Ascurra, Pomerode e Indaial, além da participação do Tático da PM e do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina.