Na manhã desta terça-feira (3), a Operação Sob Encomenda iniciou sua quinta fase em Joinville e São Francisco do Sul, cumprindo 13 mandados de busca e apreensão. A ação investiga a entrada de celulares, drogas e outros objetos proibidos no sistema prisional, com suspeita de envolvimento de advogados.
De acordo com a 13ª Promotoria de Justiça de Joinville, responsável pela operação, 11 pessoas estão sendo investigadas, incluindo três advogados. Mandados também foram cumpridos em celas da Penitenciária Industrial e do Presídio Regional de Joinville, além do Presídio de São Francisco do Sul. A operação conta com o apoio do Gaeco e do Departamento de Polícia Penal de Santa Catarina.
Histórico da operação
A Operação Sob Encomenda começou em 2021, com foco no combate à entrada de objetos ilícitos em presídios catarinenses. As investigações apontam que facções criminosas recebiam apoio de advogados para levar celulares e drogas para dentro das unidades prisionais.
Este ano, a operação teve outras quatro etapas. Em fevereiro, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e uma pessoa foi presa. Na terceira fase, em abril, houve quatro mandados de busca e três prisões. Em junho, a quarta fase executou 21 mandados de busca e dois de prisão.
A operação busca fortalecer a segurança no sistema prisional e desarticular práticas ilegais que favorecem organizações criminosas em Santa Catarina. As investigações seguem sob sigilo.
Foto: Comunicação Social / MPSC