O Corpo de Bombeiros Militar de Rio dos Cedros está atuando na Operação Estação Verão desde o dia 21 de dezembro. A iniciativa, realizada há mais de 10 anos, cobre as barragens de Palmeiras e Pinhal, com foco na prevenção de acidentes aquáticos e orientação aos visitantes.
Segundo o Sargento Gonçalves, duas equipes compostas por militares e guarda-vidas civis monitoram as áreas de maior movimento, utilizando moto aquáticas e embarcações. “O colete salva-vidas é fundamental para evitar afogamentos, principalmente devido à profundidade das barragens e à baixa flutuação da água doce”, destacou.
Além de orientar os banhistas e condutores de embarcações, os bombeiros realizam rondas e intervenções preventivas. Gonçalves também lembrou que denúncias de irregularidades, como embarcações sem colete ou motoristas sob efeito de álcool, podem ser feitas pelo telefone 193 ou diretamente nas bases nas barragens.
A operação já garantiu mais de uma década sem incidentes graves durante a temporada. “Nosso trabalho é mudar a mentalidade das pessoas. A prevenção é o que salva vidas”, concluiu o sargento.
Confira a entrevista na íntegra: