MENU

A Receita Federal anunciará, na próxima quarta-feira (12/3), as regras para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025. Durante o evento, serão divulgados os valores de renda que tornam obrigatória a declaração, eventuais mudanças nas regras de isenção, atualizações nos formulários e os prazos para envio. A coletiva de imprensa será transmitida pelo canal oficial do Ministério da Fazenda no YouTube e contará com a presença de autoridades da pasta.
No ano passado, a Receita recebeu 42,4 milhões de declarações dentro do prazo, um aumento significativo em relação ao ano anterior. A restituição foi paga em cinco lotes, entre maio e setembro, priorizando idosos, pessoas com doenças graves, professores e aqueles que optaram pelo recebimento via Pix.
Uma das principais mudanças previstas para os próximos anos é a isenção para contribuintes com renda mensal de até R$ 5 mil, anunciada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em setembro de 2024. No entanto, essa medida só entrará em vigor em 2026 e ainda precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional.
Com a proximidade do início do prazo de entrega, a Receita orienta os contribuintes a organizarem seus documentos, como informes de rendimentos, recibos médicos e outros comprovantes necessários para a declaração.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil