MENU

Redação Cultura FM | Julian Vilvert
Agora é lei! O Senado aprovou um projeto que garante atendimento odontológico gratuito para mulheres que perderam dentes ou sofreram fraturas no rosto devido à violência doméstica. O programa, chamado “Reconstrução Dentária para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica”, prevê desde tratamentos emergenciais até cirurgias mais complexas, incluindo a colocação de próteses.
A proposta segue agora para a sanção do presidente e, quando entrar em vigor, os atendimentos serão feitos pelo SUS de forma prioritária. A ideia é não só recuperar a saúde bucal dessas mulheres, mas também ajudar na sua autoestima e recuperação emocional.
Violência doméstica no Brasil
O projeto chega em um momento preocupante: uma pesquisa do Datafolha revelou que 37,5% das mulheres no Brasil foram vítimas de agressão nos últimos 12 meses, o maior índice já registrado. Em 67% dos casos, o agressor era o parceiro ou ex-parceiro, e quase sempre as agressões acontecem na frente de outras pessoas, como filhos, parentes ou amigos.
A expectativa agora é que o Ministério da Saúde regulamente o programa rapidamente para que as vítimas tenham acesso ao tratamento o quanto antes.
Imagem ilustrativa / Via Freepik