MENU

Redação Cultura FM | Julian Vilvert
O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) alerta para a redução nos estoques de sangue, especialmente dos tipos A e O, positivos e negativos. Nos primeiros dois meses de 2025, o consumo de sangue nos procedimentos de saúde no estado aumentou 9,7% em comparação ao mesmo período de 2024, enquanto as doações cresceram apenas 6%.
A diretora-geral do Hemosc, Patrícia Carsten, enfatiza a importância das doações regulares para atender pacientes em tratamentos oncológicos, cirurgias e emergências. Ela destaca que o sangue não tem substituto e que a instituição necessita de um abastecimento contínuo e seguro, com uma coleta mínima de 600 bolsas diárias.
Para doar, é necessário agendar um horário pelo site do Hemosc. Os requisitos incluem ter entre 18 e 69 anos (ou 16 e 17 com autorização dos responsáveis), pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde.
O Hemosc possui unidades em nove cidades catarinenses: Blumenau, Joinville, Lages, Florianópolis, Criciúma, Joaçaba, Chapecó, Jaraguá do Sul e Tubarão.
Foto: Marco Favero / SECOM / GovSC