NOTÍCIAS


Operação "Control C" investiga fraudes em licitações em 17 cidades de SC

📰 Redação Cultura FM

Na manhã desta quinta-feira (27), uma operação policial denominada “Control C” foi deflagrada pelo Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) para investigar possíveis fraudes em licitações públicas. A ação ocorreu em 17 cidades de Santa Catarina, incluindo Blumenau, e teve como foco uma empresa de software suspeita de envolvimento em um esquema ilegal.

De acordo com as investigações, uma organização criminosa teria manipulado os Termos de Referência (TR) dos editais de licitação para favorecer a empresa contratada. O esquema consistia na elaboração dos documentos de maneira a restringir a concorrência, beneficiando a empresa nas Provas de Conceito (PoC) e garantindo sua vitória nos processos licitatórios. Além disso, há indícios de contatos prévios entre os envolvidos antes da publicação dos editais.

A operação cumpriu 46 mandados de busca e apreensão em endereços de pessoas físicas, empresas e órgãos públicos espalhados pelos municípios de Florianópolis, Jaguaruna, Tubarão, Balneário Arroio do Silva, Araranguá, Palhoça, Pescaria Brava, Balneário Piçarras, Cocal do Sul, São Ludgero, Penha, Garopaba, Capivari de Baixo, São José, Laguna, Blumenau e Criciúma. As ordens judiciais foram expedidas pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, pois há investigados com foro privilegiado.

Os materiais apreendidos serão analisados pela Polícia Científica, que realizará exames periciais para auxiliar nas investigações. A operação contou ainda com o apoio de Auditores Fiscais da Secretaria Estadual da Fazenda e Peritos Criminais da Polícia Científica de Santa Catarina.

A investigação segue sob sigilo. Em nota, a Prefeitura de Blumenau informou que a operação não envolveu a administração municipal, e que o executivo não utiliza o software investigado.

Origem do nome “Control C”

O nome da operação faz referência ao atalho de teclado “Ctrl + C”, usado para copiar conteúdos. A escolha se deu pelo fato de a fraude envolver supostas cópias de Termos de Referência nos editais de licitação, evidenciando a repetição dos documentos em diferentes contratações.

As investigações continuam para esclarecer os detalhes do esquema e identificar todos os envolvidos.

Foto: Gaeco / MPSC

 




27/03/2025 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

(47) 3382-3888

contato@redeculturafm.com.br
Timbó – SC

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO