MENU

Redação Cultura FM | Julian Vilvert
A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina começou nesta semana a distribuição das vacinas contra a gripe para as Gerências Regionais de Saúde. A primeira remessa, com 224 mil doses, chegou ao estado no dia 24 de março. O objetivo é garantir que todos os municípios estejam prontos para o início da 27ª Campanha de Vacinação, marcado para o dia 7 de abril.
Neste primeiro momento, a vacinação será destinada aos grupos prioritários, que somam cerca de 3,3 milhões de pessoas. A meta do Estado é imunizar pelo menos 90% desse público.
A vacina trivalente oferecida protege contra os principais vírus da gripe em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A dose não causa gripe e pode ser aplicada junto a outras vacinas do Calendário Nacional. Para crianças que receberão o imunizante pela primeira vez, serão necessárias duas doses com intervalo de 30 dias.
Além disso, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais agora fazem parte do Calendário de Vacinação e poderão receber a vacina durante todo o ano.
O Dia D de mobilização estadual está marcado para o dia 10 de maio. Após essa data, a vacina será estendida para toda a população acima dos 6 meses de idade.
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
Trabalhadores da saúde;
Gestantes e puérperas;
Idosos com 60 anos ou mais;
Professores;
Povos indígenas e quilombolas;
Pessoas em situação de rua;
Profissionais das Forças Armadas, de segurança e salvamento;
Pessoas com doenças crônicas e com deficiência permanente;
Caminhoneiros, motoristas de ônibus, trabalhadores portuários;
População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
A estratégia da campanha foi definida em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), durante o Congresso do Cosems em Blumenau.
A vacinação tem como principal objetivo reduzir os sintomas graves da gripe e evitar internações e mortes, especialmente entre os mais vulneráveis. Em 2024, Santa Catarina registrou 1.693 casos de gripe e 128 mortes. A orientação é que a população busque as unidades de saúde assim que a campanha começar.
Foto: Ricardo Wolffenbuttel / SECOM / GovSC