MENU

Redação Cultura FM | Julian Vilvert
O ex-presidente Fernando Collor de Mello foi preso na madrugada desta sexta-feira (25), em Maceió, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. A prisão ocorreu por volta das 4h, quando Collor se deslocava para Brasília com intenção de se apresentar espontaneamente. Ele está custodiado na sede da Polícia Federal em Alagoas.
A ordem de prisão foi emitida após Moraes rejeitar o último recurso da defesa de Collor, que havia sido condenado a oito anos e dez meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em esquema ligado à BR Distribuidora, atual Vibra. A denúncia surgiu na Operação Lava Jato.
Além da prisão, Collor também foi condenado a pagar 90 dias-multa, indenizar a União em R$ 20 milhões e está proibido de exercer cargos públicos por quase duas décadas.
Collor foi o primeiro presidente eleito por voto direto após a redemocratização e também o primeiro a sofrer impeachment, em 1992. A decisão sobre a prisão será referendada pelo plenário do STF em sessão virtual nesta sexta-feira. A defesa afirma que ele se apresentou voluntariamente e que seguirá com medidas judiciais cabíveis.
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil