MENU

Redação Cultura FM
A Prefeitura de Florianópolis decretou, nesta quinta-feira, estado de emergência em saúde pública. O motivo é o aumento expressivo nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, a SRAG, especialmente entre crianças.
O decreto, assinado pelo prefeito Topázio Neto, vale por 180 dias e permite ações emergenciais. A medida foi tomada após um salto de 260% nas transferências de pacientes das UPAs para os hospitais só no mês de abril.
Entre os motivos do alerta estão: mais de 400 casos ligados à SRAG, crescimento nas internações, superlotação das unidades de saúde e aumento de quase 85% nos atendimentos pediátricos por infecções respiratórias.
A SRAG é causada por vírus como Influenza A e B, Vírus Sincicial Respiratório e até o coronavírus. Ela provoca sintomas gripais que podem evoluir para quadros graves.
A prefeitura reforça a importância da vacinação contra a gripe e dos cuidados no frio, que favorece a propagação dessas doenças. O secretário de Saúde, Almir Gentil, pediu que a população não entre em pânico, mas redobre os cuidados e fique atenta aos sintomas.
Foto: Allan Carvalho/PMF