MENU

Redação Cultura FM | Julian Vilvert
O INSS anunciou nesta sexta-feira (9) que irá devolver R$ 292,6 milhões a aposentados e pensionistas entre os dias 26 de maio e 6 de junho. O valor corresponde a descontos indevidos feitos em abril por associações e sindicatos, mesmo após determinação de bloqueio.
O problema ocorreu porque a folha de pagamento de abril já havia sido processada antes da decisão entrar em vigor. Segundo o INSS, os valores serão restituídos automaticamente.
A devolução acontece após a Operação Sem Desconto, da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), que revelou um esquema de fraudes em mensalidades associativas, que podem ter desviado até R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. Os descontos eram feitos sem autorização dos beneficiários.
A restituição ocorrerá junto com a segunda parcela do 13º salário, programada para o fim de maio.
Foto: Arquivo Cultura FM