A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a ocorrência de um tornado na madrugada de segunda-feira (23) no município de Passos Maia, no Oeste do estado. O fenômeno foi resultado do avanço de uma frente fria que provocou instabilidades e tempestades em diversas regiões catarinenses.
A confirmação veio após análise de imagens de radar meteorológico de Chapecó e registros feitos por drone pela equipe da Defesa Civil regional de Xanxerê. As imagens mostraram uma célula de tempestade com forte rotação, característica típica de tornados.
O fenômeno causou destruição principalmente na zona rural de Passos Maia, com casas e galpões destelhados, árvores arrancadas, postes de energia derrubados e danos na rede elétrica. Até o momento, não há registro de feridos.
Desde o dia 20 de junho, a Defesa Civil já havia emitido alertas sobre o risco de eventos climáticos severos devido à formação da frente fria. O órgão segue monitorando a situação e orienta a população a se cadastrar para receber os alertas meteorológicos via SMS, enviando o CEP para o número 40199.
Foto: Divulgação/Defesa Civil e SDC/ND