MENU

Mais de 189 mil eleitores catarinenses tiveram o título cancelado neste ano por não comparecerem a três eleições consecutivas, sem justificativa e sem pagamento de multas. O cancelamento impede o cidadão de votar, além de trazer outras restrições, como tirar passaporte, assumir cargo público, renovar matrícula em instituições oficiais e participar de concursos.
A Justiça Eleitoral reabriu o prazo de regularização até 6 de maio de 2026, antes das Eleições Gerais. Quem já possui biometria cadastrada pode fazer todo o processo de forma online, pelo site do TRE-SC. Já quem não tem biometria precisa comparecer ao cartório eleitoral da cidade, com agendamento prévio e documentos em mãos.
Para regularizar, é necessário quitar eventuais multas e atualizar os dados cadastrais. O TRE-SC orienta os eleitores a não deixarem para a última hora, evitando filas e congestionamentos no sistema. Mais informações estão disponíveis em www.tre-sc.jus.br ou ainda presencialmente no cartório eleitoral da sua cidade.
Redação Cultura FM | Veronica Moser Ewald
Foto: Tribunal Regional Eleitoral SC