NOTÍCIAS


Blumenau avança e se consolida como uma das cidades que mais geram empregos em Santa Catarina.

Em meio aos desafios que ainda cercam a economia nacional, Blumenau vem se firmando como uma das potências regionais de geração de emprego em Santa Catarina. Dados divulgados nesta segunda-feira (30) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, mostram que o município ocupa o segundo lugar no ranking estadual, com saldo de 3.611 novos postos formais criados entre janeiro e maio deste ano.

“Todos os números apontam para o franco crescimento da economia blumenauense”, afirmou o prefeito Egidio Ferrari ao comentar os resultados. “Esse desempenho reforça que estamos no caminho certo, investindo na qualificação da mão de obra e incentivando o ambiente de negócios.”

A liderança estadual é de Joinville, com 6.628 novos empregos no período. Logo atrás de Blumenau, aparecem Chapecó (3.473), Itajaí (3.279) e Itapema (2.024). No ranking nacional, Blumenau ocupa a 43ª posição entre os municípios brasileiros que mais geraram empregos no ano.

O desempenho positivo é resultado de um conjunto de fatores. Em maio, o setor da construção civil liderou as admissões na cidade, com 96 novas vagas criadas, seguido pelos segmentos de serviços que incluem informação, comunicação e atividades financeiras com 55 vagas, e o setor de alojamento e alimentação, com 50.

No acumulado do ano, porém, a indústria é quem puxa a fila, com 1.604 empregos gerados. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, Walfredo Balistieri, atribui esse crescimento à vocação empreendedora da cidade e ao ambiente estável de negócios. “Blumenau tem mantido uma média crescente ao longo dos anos. Isso demonstra a solidez da nossa economia, sustentada pelo trabalho, inovação e a confiança de quem empreende aqui”, analisa.

O Caged divulga mensalmente o saldo de contratações e demissões com carteira assinada em todo o país, sendo um dos principais termômetros do mercado de trabalho formal. Para Blumenau, os números não são apenas estatísticos: traduzem o ritmo de uma cidade que segue em expansão, impulsionando oportunidades e consolidando seu protagonismo no cenário econômico catarinense.

Foto: Giovanni Silva

Redação Cultura FM / Hudson Alves




01/07/2025 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

(47) 3382-3888

contato@redeculturafm.com.br
Rua Holanda, 137Timbó – SC

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO