NOTÍCIAS


Gigante dos mares, baleia-cachalote de 16 metros é encontrada morta em praia de Laguna

Uma baleia-cachalote foi encontrada morta na tarde de terça-feira (1º), na beira-mar de Laguna, no Litoral Sul de Santa Catarina. O animal encalhado chamou a atenção de moradores, que acionaram o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), coordenado na região pelo Laboratório de Zoologia (LabZoo) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

De acordo com a equipe técnica, a baleia já estava sem vida quando foi localizada. O exemplar é um macho com mais de 16 metros de comprimento. O local foi isolado para que os procedimentos de necropsia e coleta de amostras biológicas sejam realizados, com o objetivo de identificar a causa da morte.

A orientação das autoridades é que a população evite se aproximar do animal e respeite a delimitação da área para garantir a segurança dos profissionais e o bom andamento dos trabalhos científicos. “É importante que as pessoas não interfiram na operação. Estamos lidando com um animal de grande porte e procedimentos técnicos delicados”, destacou a nota oficial da Udesc.

Segundo o Museu Nacional da UFRJ, a baleia-cachalote é o maior animal carnívoro do planeta, podendo superar até mesmo dinossauros como o T. Rex em tamanho e peso. Os machos podem atingir de 15 a 20 metros e pesar até 80 toneladas. As fêmeas são um pouco menores, com até 14 metros. Os filhotes nascem com cerca de quatro metros e uma tonelada.

A ocorrência está sendo acompanhada dentro do protocolo do PMP-BS, que monitora a fauna marinha ao longo da costa brasileira. O projeto é uma exigência do licenciamento ambiental federal conduzido pelo Ibama e tem como um dos objetivos principais a identificação e resposta a encalhes de animais marinhos, como este registrado em Laguna.

Redação Cultura FM | Julian Vilvert

Foto: divulgação PMP-BSUdesc




02/07/2025 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

(47) 3382-3888

contato@redeculturafm.com.br
Timbó – SC

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
NO AR:
VOZ DO BRASIL