MENU

Uma força-tarefa envolvendo a Polícia Civil de Santa Catarina, Polícia Federal e Polícia Civil do Paraná prendeu, nesta quinta-feira (3), sete pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas. A ação, batizada de Operação Carga Oculta, teve como foco a repressão ao transporte de grandes cargas de entorpecentes escondidas em caminhões com fundos falsos.
A investigação apontou que o grupo atuava há pelo menos três anos, movimentando toneladas de drogas entre Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. A estrutura da quadrilha envolvia desde empresários do setor de transporte até motoristas e mecânicos responsáveis por adaptar os veículos.
Foram cumpridos sete mandados de prisão preventiva e 15 de busca e apreensão nos municípios de Xanxerê, Chapecó, Cordilheira Alta, São Carlos e Pinhalzinho, no Oeste de SC. Entre os presos estão os líderes do esquema, localizados em Xanxerê e Chapecó, além de responsáveis pela adaptação dos caminhões e motoristas do grupo.
A operação contou com a participação de 70 policiais e resultou também na apreensão de dois veículos de alto valor.
A quadrilha será investigada pelos crimes de organização criminosa, associação para o tráfico de drogas, tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro.
As drogas, principalmente cocaína e maconha, vinham da fronteira com o Paraguai e eram distribuídas no Sul do país. Em alguns carregamentos, foram encontrados até 300 quilos de cocaína e 700 quilos de maconha.
A operação foi coordenada pela Delegacia de Repressão às Drogas da DEIC/SC, com apoio do SAER-Fron (Serviço Aeropolicial de Fronteira), da Polícia Federal de Chapecó e da DENARC de Pato Branco (PR).
A operação reforça a importância da integração entre forças de segurança estaduais e federais no combate ao tráfico e ao crime organizado, principalmente nas regiões de fronteira. As investigações continuam sob sigilo para garantir a eficácia das próximas etapas.
Redação Cultura FM | Julian Vilvert
Fotos: divulgação PCSC