MENU



Com mais de quatro mil atletas inscritos e percursos que se estendem por até 42 quilômetros, a 27ª Maratona Internacional de Blumenau transformará o tráfego urbano neste fim de semana. O evento esportivo, que conta com apoio da Prefeitura, exige uma operação logística ampla, com interdições totais e parciais em ruas e pontes da cidade entre os dias 5 e 6 de julho.
A movimentação começa no sábado, quando a Rua 15 de Novembro, no Centro Histórico, será parcialmente fechada às 7h. Às 16h, a Ponte Desembargador Pedro Silva também será interditada. A partir das 3h30 de domingo, o trecho em frente à Praça Hercílio Luz ficará totalmente bloqueado para o tráfego de veículos, marcando o início das medidas mais severas de restrição.
No domingo, o impacto será ainda maior. Quatro pontes estratégicas terão bloqueios para garantir a segurança dos competidores. Três delas: Ponte de Ferro, Ponte dos Arcos e Ponte Adolfo Konder, serão completamente interditadas. Já a Ponte Governador Irineu Bornhausen, na Rua Santa Catarina, terá o tráfego interrompido apenas no sentido Rua São Paulo para Rua Dois de Setembro.
Outros pontos também passarão por restrições. A Alameda Duque de Caxias (Rua das Palmeiras) será bloqueada nos dois sentidos entre as ruas Ceará e 15 de Novembro. Já a Rua São Bento estará fechada no sentido Rua Itajaí.
O secretário de Trânsito e Transportes, Fábio Campos, reforça o papel dos agentes municipais durante o evento. “Estaremos em campo com sinalização, acompanhamento e orientação a motoristas e pedestres. Contamos com a compreensão da população e recomendamos o uso de rotas alternativas”, afirma.
Em uma medida paliativa, a Rua Sete de Setembro operará em mão dupla no trecho entre a Alameda Rio Branco e a Rua Amazonas, das 3h às 14h. Segundo Campos, isso facilitará o acesso ao Centro para quem vem das regiões do Garcia ou da Rua Itajaí.
As alterações no sistema viário impactarão também o transporte coletivo. Das 5h às 13h de domingo, linhas que utilizam a Rua das Palmeiras no sentido Centro, como os troncais 10, 11, 12, 15, 30, 31, 32 e a linha 508, seguirão rota alternativa pela Praça da Fonte Luminosa, Rua Sete de Setembro, 15 de Novembro e Nereu Ramos, retomando a Avenida Beira-Rio.
O Troncal 10 não acessará a Rua Santa Catarina. Em vez disso, passará pelas ruas São Paulo, Eng. Paul Werner, Bahia, Pomerode e Marechal Rondon, com ponto final no Terminal do Aterro. Já a linha 616, sentido Proeb/Fortaleza, seguirá por Rua Antônio da Veiga, Avenida Martin Luther, Ponte do Tamarindo, Rua Dois de Setembro, Rua Santa Catarina e Rua Paris.
As linhas 507 e 508 também sofrerão mudanças. As viagens até o Sesi passarão pelas ruas Itajaí, Sesi, Ceará e Schrader. As viagens via República Argentina seguirão por Anel Viário Norte, Antônio Treiss, Sesi, Itajaí, Alwin Schrader e Ceará.
Foto: Prefeitura de Blumenau
Redação Cultura FM / Hudson Alves