MENU

Um problema inesperado com a imigração dos Estados Unidos tirou o brasileiro Hugo Calderano, número 3 do mundo no tênis de mesa, da disputa do WTT Grand Smash de Las Vegas, um dos torneios mais importantes do calendário mundial.
Calderano possui passaporte português, o que lhe permite entrar nos EUA sem visto, por meio do Programa de Isenção de Visto (ESTA). Mas, ao tentar a autorização desta vez, ele foi informado que não era mais elegível para a isenção por ter viajado a Cuba em 2023. Desde janeiro de 2021, os EUA restringem o acesso ao país para quem visitou Cuba, exceto em missões diplomáticas ou militares.
“É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle”, declarou Calderano.
A ida a Cuba foi para disputar o Pan-Americano e o torneio classificatório para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, ambos organizados pela Federação Internacional de Tênis de Mesa.
Mesmo com ajuda da Associação Americana de Tênis de Mesa e do Comitê Olímpico dos EUA, Calderano não conseguiu agendar a tempo a entrevista para obter um visto emergencial. Assim, está oficialmente fora do torneio que começa nesta sexta-feira (4).
O atleta vem de conquistas importantes: campeão do WTT Star Contender em Ljubljana (Eslovênia) e campeão da Liga Alemã com o Ochsenhausen, onde encerrou uma trajetória de nove anos.
Redação Cultura FM | Julian Vilvert
Foto: divulgação WTT