NOTÍCIAS


Judoca de Blumenau que surgiu em projeto social é convocado para representar o Brasil no Mundial da Bulgária.

Aos 17 anos, Nicolas Weise da Costa carrega no kimono a marca de um país e a força de um projeto público que transforma realidades. Integrante da equipe SME Blumenau/PAAJ/Schultz Team, o judoca foi convocado oficialmente pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para defender a Seleção Brasileira no Campeonato Mundial Cadete, categoria sub-18, que será disputado entre os dias 27 e 31 de agosto, em Sofia, na Bulgária.

A competição é a mais importante do mundo na categoria e reúne os maiores talentos da nova geração do judô mundial.

Nascido e criado em Blumenau, Nicolas deu os primeiros passos no tatame em 2015. Ingressou no Programa de Iniciação Esportiva, iniciativa da Secretaria Municipal do Esporte (SME), que oferece prática esportiva gratuita para crianças e adolescentes. Mais do que aprender técnicas, Nicolas encontrou ali uma rota de desenvolvimento pessoal e esportivo.

Hoje, é beneficiário do programa Bolsa Desportiva, outro braço do investimento municipal em talentos locais e carrega uma trajetória sólida de conquistas.

Só em 2025, o atleta foi medalhista de ouro nos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), na categoria 15 a 17 anos, campeão estadual nas divisões Cadete e Júnior, e vencedor das Copas Santa Catarina de 2024 e 2025. Em junho, brilhou no Campeonato Brasileiro de Judô em Salvador, conquistando prata na categoria pesado (+90kg) e bronze por equipes mistas.

A convocação para o Mundial na Bulgária coroa um ciclo que já havia tido destaque internacional. Em março deste ano, Nicolas representou o Brasil no Estágio Internacional Cadete em Bremen, na Alemanha, onde garantiu o bronze na categoria pesado.

Mais do que medalhas, o que impressiona na história de Nicolas é a consistência com que avança. Um caminho feito de disciplina silenciosa, apoio familiar, políticas públicas bem aplicadas e a solidez de uma equipe técnica comprometida com o esporte de base.

Aos olhos da Confederação Brasileira, ele é hoje um nome promissor da nova geração. Aos olhos de Blumenau, é símbolo de um investimento que dá resultado. E para o tatame internacional, é mais uma chance de mostrar que a formação esportiva brasileira tem fôlego, técnica e coração.

Nicolas embarca em agosto para a Bulgária com a missão de lutar pelo Brasil e com a certeza de que já representa muito mais do que um país. Representa um projeto que acredita na juventude como protagonista do futuro.

Foto: Divulgação Prefeitura de Blumenau

Redação Cultura FM / Hudson Alves




07/07/2025 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

(47) 3382-3888

contato@redeculturafm.com.br
Timbó – SC

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
NO AR:
VOZ DO BRASIL