MENU

A Associação Catarinense de Imprensa (ACI) divulgou uma nota oficial nesta terça-feira (9) repudiando declarações feitas pelos radialistas Antônio Jurandir Girardi e Tibério Valcanaia, durante programa da Rádio 92 FM de Timbó. As falas, consideradas racistas e discriminatórias, envolvem comentários depreciativos sobre a adoção de crianças negras e foram amplamente repercutidas nas redes sociais.
Na nota, a entidade afirma que os radialistas “escancaram o racismo estrutural” presente na sociedade e desrespeitam a dignidade humana. “Tais palavras não são apenas infelizes: são inaceitáveis e ofensivas”, destaca o texto.
A ACI lembra ainda que profissionais da comunicação têm responsabilidade ampliada na formação da opinião pública e reforça que racismo não é opinião, é crime, previsto na Lei 7.716/1989. A entidade cobra retratação pública dos comunicadores, providências por parte da emissora e a apuração legal e institucional do caso.
“O que é veiculado por esses canais tem o poder de moldar percepções e influenciar comportamentos. Essas falas traem a confiança do público e descredibilizam a função da imprensa”, afirma a associação.
A nota conclui reafirmando o compromisso da ACI com o respeito à infância, à diversidade e aos valores democráticos.
Redação Cultura FM | Julian Vilvert
Foto: divulgação ACI