MENU

Projeto de aviação regional pode usar aeronave leve capaz de virar cargueira em 30 minutos
Durante visita a uma fábrica em Harbin, na China, a comitiva do governo de Santa Catarina conheceu uma aeronave de pequeno porte que pode ser usada em um projeto estadual de aviação regional. O modelo Y12-E, de fabricação chinesa, tem capacidade para 17 passageiros e dois tripulantes, podendo ser adaptado para transporte de cargas em cerca de 30 minutos.
A iniciativa é uma das alternativas avaliadas pelo Grupo de Trabalho coordenado pela SPAF (Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias), e busca ampliar a conectividade interna entre as regiões catarinenses. Segundo o secretário Beto Martins, ainda não há definição sobre o modelo de negócio, mas a proposta está em análise e pode contar com parcerias com a iniciativa privada e até subsídios do governo estadual.
“A adoção de um modelo de aviação regional é um desejo do governador Jorginho Mello para facilitar o deslocamento de pessoas e mercadorias dentro do estado”, destacou Martins.
Santa Catarina conta atualmente com 24 aeroportos aptos a receber aeronaves de pequeno porte, entre eles os de Blumenau, Joaçaba, Lages, São Miguel do Oeste e Videira. Muitos desses locais já foram beneficiados com investimentos em infraestrutura, criando um cenário propício para a retomada de voos regionais.
Entre os desafios, segundo o secretário, está encontrar um modelo de operação sustentável, com aeronaves que se adaptem aos diferentes aeroportos e que sejam financeiramente viáveis tanto para o setor público quanto privado.
Redação Cultura FM | Julian Vilvert
Foto: internet