NOTÍCIAS


Santa Catarina estuda uso de avião chinês para conectar 24 cidades do estado

Projeto de aviação regional pode usar aeronave leve capaz de virar cargueira em 30 minutos

Durante visita a uma fábrica em Harbin, na China, a comitiva do governo de Santa Catarina conheceu uma aeronave de pequeno porte que pode ser usada em um projeto estadual de aviação regional. O modelo Y12-E, de fabricação chinesa, tem capacidade para 17 passageiros e dois tripulantes, podendo ser adaptado para transporte de cargas em cerca de 30 minutos.

A iniciativa é uma das alternativas avaliadas pelo Grupo de Trabalho coordenado pela SPAF (Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias), e busca ampliar a conectividade interna entre as regiões catarinenses. Segundo o secretário Beto Martins, ainda não há definição sobre o modelo de negócio, mas a proposta está em análise e pode contar com parcerias com a iniciativa privada e até subsídios do governo estadual.

“A adoção de um modelo de aviação regional é um desejo do governador Jorginho Mello para facilitar o deslocamento de pessoas e mercadorias dentro do estado”, destacou Martins.

Santa Catarina conta atualmente com 24 aeroportos aptos a receber aeronaves de pequeno porte, entre eles os de Blumenau, Joaçaba, Lages, São Miguel do Oeste e Videira. Muitos desses locais já foram beneficiados com investimentos em infraestrutura, criando um cenário propício para a retomada de voos regionais.

Entre os desafios, segundo o secretário, está encontrar um modelo de operação sustentável, com aeronaves que se adaptem aos diferentes aeroportos e que sejam financeiramente viáveis tanto para o setor público quanto privado.

Redação Cultura FM | Julian Vilvert

Foto: internet




09/07/2025 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

(47) 3382-3888

contato@redeculturafm.com.br
Timbó – SC

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
NO AR:
BALANÇA TIMBÓ