MENU

Candidatos pagavam taxas via Pix e tinham inscrições invalidadas por não estarem no sistema oficial do Inep.
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (10) a Operação Só Oficial, que investiga um golpe de fraudes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Os criminosos criaram páginas falsas na internet, imitando o site oficial do Inep, e enganaram candidatos durante o período de inscrição, entre maio e junho do ano passado.
As vítimas eram levadas a acreditar que estavam inscritas corretamente, mas ao pagar a taxa via Pix, o dinheiro era desviado para uma conta de uma fintech ligada a uma empresa privada, que não tinha qualquer vínculo com o governo. Estima-se um prejuízo de R$ 3 milhões.
Nesta fase da operação, a PF cumpriu dois mandados de busca e apreensão em Praia Grande (SP) e bloqueou bens dos envolvidos. Um dos suspeitos já tem ao menos 15 passagens por estelionato. A empresa usada no golpe acumula diversas reclamações na internet por cobranças indevidas e não prestação de serviço.
Além do prejuízo financeiro, os candidatos que caíram no golpe tiveram suas inscrições invalidadas e foram eliminados do Enem 2024. As investigações seguem para identificar todos os envolvidos e medir a extensão total do crime, que pode ser enquadrado como fraude eletrônica continuada, com penas mais severas.
Redação Cultura FM | Julian Vilvert
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil