NOTÍCIAS


Santa Catarina confirma novo foco de gripe aviária em criação doméstica

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) confirmou, nesta quinta-feira (10), mais um caso de gripe aviária de Alta Patogenicidade (H5N1) em Meleiro, no Sul do estado. A ave infectada pertencia a uma criação de subsistência — ou seja, em pequena escala. A amostra foi analisada pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA/SP), referência internacional em sanidade animal.

Apesar da nova confirmação, a gripe aviária não atingiu granjas comerciais, e Santa Catarina segue com o status de área livre da doença nesse segmento. O estado, um dos maiores exportadores de carne de frango do Brasil, tem reforçado protocolos de segurança desde 2023, quando os primeiros focos do vírus H5N1 foram detectados em aves silvestres no país. Desde então, o monitoramento e as ações de contenção têm evitado maiores impactos sanitários e econômicos.

A gripe aviária é altamente contagiosa entre aves e, em casos raros, pode ser transmitida a humanos. Os principais sintomas nas aves incluem falta de coordenação motora, inchaço na cabeça, penas eriçadas, dificuldade respiratória, diarreia e queda brusca na produção de ovos. A Cidasc orienta criadores e a população a reportarem imediatamente qualquer ave com sintomas respiratórios, neurológicos ou mortes inesperadas. Quanto mais rápida a notificação, mais eficaz é a contenção do vírus.

Redação Cultura FM | Veronica Moser Ewald

Foto: Getty Imagens




10/07/2025 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

(47) 3382-3888

contato@redeculturafm.com.br
Timbó – SC

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
NO AR:
BALANÇA TIMBÓ