NOTÍCIAS


Ministério da Agricultura confirma morte de 245 cavalos por ração contaminada no Brasil

Ministério da Agricultura confirma presença de substância tóxica em produto de empresa investigada; caso está na Justiça.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou neste domingo (13) que 245 cavalos morreram nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Alagoas após consumirem ração contaminada com uma substância tóxica chamada monocrotalina, presente em plantas do gênero crotalaria. Trata-se de um caso inédito no Brasil, segundo o próprio Mapa.

A ração contaminada foi produzida pela empresa Nutratta Nutrição Animal Ltda, e a investigação conduzida pelos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA) identificou a presença de alcaloides pirrolizidínicos, proibidos por lei mesmo em pequenas quantidades. “Eles causam danos neurológicos e hepáticos severos”, informou o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart.

A contaminação ocorreu por falha no controle da matéria-prima, que continha resíduos de plantas tóxicas. O Mapa já instaurou processo administrativo, lavrou auto de infração e determinou a suspensão cautelar da fabricação e venda das rações, decisão que depois foi estendida para produtos de outras espécies animais.

Apesar da proibição, a empresa obteve autorização judicial para continuar fabricando parte dos produtos não destinados a equinos. O Mapa recorreu da decisão e apresentou novas evidências técnicas para tentar manter a interdição.

A empresa Nutratta, em nota oficial, afirmou que recolheu todos os lotes de ração para cavalos fabricados a partir de novembro de 2024 e que está conduzindo investigações internas. “Nos solidarizamos com todos os criadores impactados”, declarou a nota.

O Ministério reforça que as ações de fiscalização continuam intensificadas para garantir a retirada de todos os lotes contaminados e evitar novos casos.

Redação Cultura FM | Julian Vilvert

Foto ilustrativa / internet




14/07/2025 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

(47) 3382-3888

contato@redeculturafm.com.br
Timbó – SC

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO