MENU

Sobrevoo realizado na sexta-feira (11) marca início oficial da temporada de observação 2025 no Litoral Sul catarinense.
O primeiro sobrevoo da temporada 2025 de monitoramento das baleias-francas registrou aproximadamente 85 indivíduos no Litoral Sul de Santa Catarina. A atividade foi realizada na última sexta-feira (11) e identificou 38 fêmeas acompanhadas de seus filhotes (Fefis), além de oito adultos e um subadulto. Os dados ainda estão sujeitos a revisão técnica.
A iniciativa é parte do Programa de Monitoramento das Baleias-francas da SCPAR Porto de Imbituba, com apoio do Instituto Australis/ProFRANCA, da Acquaplan e do Porto de Imbituba. O sobrevoo cobriria toda a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, de Florianópolis a Balneário Rincão, mas foi interrompido pelo nevoeiro marítimo em Balneário Arroio Corrente.
As maiores concentrações foram observadas em Imbituba, especialmente na praia de Ibiraquera, e em Garopaba, onde um filhote semi albino chamou a atenção. “Esse monitoramento nos permite alinhar operações portuárias com ações de conservação”, destacou Christiano Lopes, diretor-presidente do Porto de Imbituba.
O programa segue até 30 de novembro, com sobrevoos periódicos e observações terrestres diárias a partir das praias de Porto e Ribanceira. A baleia-franca é símbolo da recuperação da fauna marinha no Brasil e tem população estimada em cerca de 800 indivíduos, com crescimento médio de 4,8% ao ano.
Redação Cultura FM | Julian Vilvert
Fotos: divulgação SECOM / GovSC