MENU

Parque Nacional no Norte de Minas foi incluído na lista por sua importância arqueológica, ecológica e geológica.
Neste domingo (13), a Unesco concedeu ao Cânion do Peruaçu, no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, o título de Patrimônio Mundial Natural da Humanidade. A decisão foi anunciada durante a 47ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, realizada em Paris, na França.
Localizado no Norte de Minas, entre os municípios de Itacarambi, Januária e São João das Missões, o parque possui mais de 250 cavernas, algumas com mais de 100 metros de altura, pinturas rupestres de até 12 mil anos e cânions de até 200 metros de profundidade. A unidade de conservação cobre uma área de 56 mil hectares, com ecossistemas do Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica, além de abrigar comunidades tradicionais e o povo indígena Xacriabá.
O local já recebe visitantes para trilhas, visitas guiadas e turismo ecológico, com destaque para a Gruta do Janelão e paredões com arte rupestre. Em 2024, foram registradas mais de 14 mil visitas.
Com esse reconhecimento, o Brasil passa a contar com 25 títulos de Patrimônio Mundial, sendo 9 naturais. O título reafirma o valor do Peruaçu não só para o país, mas para toda a humanidade.
Redação Cultura FM | Julian Vilvert
Foto: divulgação GovBR