MENU



Com 20 mortes registradas em 2025, Estado une forças com municípios para conter avanço do mosquito Aedes aegypti
Com o aumento dos casos de dengue, chikungunya e zika, o Governo de Santa Catarina iniciou uma mobilização estadual de combate ao mosquito Aedes aegypti, que ocorre entre 27 de outubro e 8 de novembro. A ação, em parceria com a Fecam e as secretarias de Saúde e Educação, tem como foco as escolas, envolvendo alunos, professores e famílias na eliminação de criadouros e na conscientização sobre a importância da prevenção.
As unidades escolares passarão por vistorias em caixas d’água, calhas e pátios, além de promover atividades educativas e oficinas sobre o combate ao mosquito. A vacinação contra a dengue segue disponível para adolescentes de 10 a 16 anos em 100 municípios, incluindo cidades do Médio Vale do Itajaí, uma das regiões contempladas pela campanha estadual.
As autoridades reforçam que a prevenção é o principal meio de controle, alertando para o risco de aumento de casos com a chegada do calor e das chuvas. O Estado também orienta os municípios sobre o uso da borrifação residual intradomiciliar (BRI) e o biolarvicida, para impedir a reprodução do mosquito. A recomendação é clara: a dengue se combate dentro de casa, eliminando todo e qualquer ponto de água parada.
Redação | Veronica Moser Ewald
Fotos: Jonatã Rocha/SECOM