NOTÍCIAS


Nova diretriz mundial muda forma de agir em casos de engasgo em bebês, crianças e adultos

American Heart Association atualiza protocolos de primeiros socorros; manobra de Heimlich agora deve ser feita após pancadas nas costas

A American Heart Association (AHA), referência internacional em primeiros socorros e reanimação cardiopulmonar (RCP), atualizou em outubro suas diretrizes para o atendimento em casos de engasgo com obstrução das vias aéreas. A principal mudança é que a manobra de Heimlich — antes o primeiro passo — agora deve ser precedida por cinco pancadas firmes nas costas da vítima, independentemente da idade.

Como agir em cada situação

Nos bebês menores de um ano, a orientação é alternar cinco pancadas nas costas e cinco compressões no peito, até que o objeto seja expulso. Já em crianças e adultos, deve-se iniciar com as cinco pancadas nas costas e, se o engasgo persistir, aplicar as compressões abdominais da manobra de Heimlich. Caso a pessoa perca a consciência, é necessário começar imediatamente a reanimação cardiopulmonar (RCP).

A entidade reforça que qualquer pessoa pode aprender técnicas de primeiros socorros e recomenda a realização de cursos de RCP. Segundo o presidente do comitê científico da AHA, Ashish Panchal, a ação rápida e correta de quem presencia uma emergência pode salvar vidas. As novas orientações serão publicadas nos periódicos Circulation e Pediatrics, da AHA e da Academia Americana de Pediatria.

Redação | Veronica Moser Ewald

Foto: American Heart Association/Divulgação




28/10/2025 – Cultura FM

COMPARTILHE

SEGUE A @RADIOCULTURATIMBO

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO