MENU



O Furacão Melissa, que tem oscilado entre as categorias 3, 4 e 5 nos últimos dias, deve atingir a costa sul de Cuba em breve como um furacão de categoria 3, classificado como “extremamente perigoso”, com ventos de 205 km/h, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC). A tempestade segue para o leste de Cuba nesta manhã de quarta-feira (29).
Após passar por Cuba, o furacão deve seguir em direção ao sudeste ou centro das Bahamas ainda hoje, atingindo as Bermudas na noite de quinta-feira (30). Avisos de furacão estão em vigor para cinco províncias cubanas (Granma, Santiago de Cuba, Guantánamo, Holguin e Las Tunas), onde os moradores foram orientados a buscar abrigo imediatamente. As Bahamas e as Bermudas também estão em alerta.
Destruição na Jamaica
Enquanto Cuba, Bahamas e Bermudas se preparam, as autoridades da Jamaica avaliam os estragos deixados pela passagem do Melissa. Foram relatados danos extensos em várias regiões, com áreas ficando submersas. Quatro hospitais foram danificados, um deles ficando sem energia e forçando a remoção de 75 pacientes.
Mais de meio milhão de pessoas ficaram sem energia elétrica na Jamaica até o final da terça-feira. Queda de árvores, cortes de energia e inundações foram registrados em grande parte da ilha. O governo espera reabrir os aeroportos na quinta-feira para facilitar a distribuição de suprimentos.
A tempestade já causou pelo menos sete mortes confirmadas no Caribe: três na Jamaica, três no Haiti e uma na República Dominicana. Uma pessoa continua desaparecida.
Redação Cultura FM | Julian Vilvert
Foto: reprodução Reuters