MENU



Consumidores que possuem dívidas em atraso com bancos e instituições financeiras, como cartão de crédito, cheque especial e consignado, têm até o próximo dia 30 de novembro para participar do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira. A ação oferece condições especiais, como descontos, parcelamentos e taxas de juros reduzidas para refinanciamento.
Mais de 160 instituições financeiras participam do mutirão, que tem apoio do Banco Central e dos Procons. Financiamentos de veículos, motocicletas e imóveis não podem ser negociados nesta ação.
Existem diferentes canais para o consumidor buscar a renegociação:
Diretamente com o banco: O cliente pode acionar os canais oficiais (aplicativo, site, telefone) da instituição onde possui a dívida. A lista completa dos participantes está disponível na plataforma Meu Bolso em Dia Febraban;
Pelo Consumidor.gov.br: A negociação pode ser feita pelo portal ConsumidorGovBr, um serviço público gratuito. Para isso, é necessário que o consumidor tenha uma conta Prata ou Ouro no aplicativo Gov.br;
Apoio presencial: É possível solicitar apoio presencial nos Procons que aderiram ao mutirão para ajudar na negociação.
Para verificar todas as dívidas em atraso registradas em seu nome, o consumidor pode acessar o relatório “Registrato”, mantido pelo Banco Central.
O mutirão atual é focado em dívidas com instituições financeiras. Para débitos com empresas de varejo, telecomunicações ou concessionárias de energia, o Serasa também promove o Feirão Limpa Nome, que permite a negociação inclusive em agências dos Correios.
Redação Cultura FM | Julian Vilvert
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil