MENU



A formação de um ciclone extratropical na costa de Santa Catarina deixou cidades em estado de alerta nesta sexta-feira (7). O fenômeno deve provocar chuva intensa, ventos fortes e mar agitado em boa parte do Estado, especialmente nas regiões da Grande Florianópolis, Litoral Sul e Serra.
De acordo com a Epagri/Ciram, os volumes de chuva podem variar entre 60 e 100 milímetros, com rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h. As instabilidades começam a se formar pela manhã nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul e avançam ao longo do dia para o Oeste, Planalto Sul e Litoral.
Por conta do alerta vermelho emitido pela Defesa Civil, municípios do Extremo Sul catarinense decidiram suspender as aulas da rede municipal. As prefeituras de Praia Grande, Balneário Gaivota, Sombrio, Santa Rosa do Sul e São João do Sul cancelaram as atividades no período da tarde e da noite, enquanto Passo de Torres suspendeu as aulas em todos os turnos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta laranja para tempestades, com risco de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia, ventos fortes e possibilidade de queda de granizo.
Segundo a Defesa Civil, durante a madrugada de sábado (8) o risco de tempestades tende a diminuir, mas os ventos devem se intensificar no Litoral. O mar deve permanecer muito agitado, com ondas que podem chegar a 4,5 metros, o que aumenta o risco de erosões e alagamentos costeiros em áreas mais vulneráveis.
Foto: Roberto Zacarias/Secom/Divulgação